E a Geração Silenciosa?!

Todos nós já ouvimos muitas vezes falar dos Millennials, neste momento começa-se a ouvir falar da iGen e dos verdadeiros nativos digitais, mas e a geração Silenciosa?!

A geração do 20’s aos 40’s que passou pela Segunda Guerra Mundial, viveu a ditadura em Portugal, ultrapassou três intervenções do FMI, e atualmente está a visualizar o inicio daquela que será possivelmente, a maior revolução tecnológica dos nossos tempos.

Serão eles tão alcançáveis como as atuais gerações? Vislumbram eles da mesma velocidade a que a informação chega e se propaga? São eles as primeiras vitimas das “fake news”? Estarão as novas estratégias de Marketing deslocadas da realidade desta geração, ou nem estarão adequadas com as necessidades que sentem?

Atualmente, residem em Portugal cerca de 1.5 milhões de pessoas desta geração. Viveram para trabalhar, não faziam barulho, não contestavam muito (daí o nome da geração), e focavam-se em produzir para subsistir. Conheciam a compra a granel, o flyer, e a radio era o meio de comunicação principal.

Abismados com o aparecimento da televisão a preto e branco, foram surpreendidos pela televisão a cores, ficaram boquiabertos com o aparecimento do computador e do telemóvel, onde ainda ouvimos muitas vezes, “essas novas tecnologias são para os mais novos”.

Após tanto viverem e experienciar já não se espantam com a inovação, muitas vezes rejeitam as novas técnicas e os novos meios de comunicar, a Internet, o Smartphone, as Redes Socias, ouvir falar em realidade aumentada é uma coisa impossível.

Atualmente, definir uma geração, com 20 anos de diferença é algo completamente impensável, tendo em conta a rapidez das mudanças.

Penso que esta geração pode dividir-se em dois grupos, o grupo que se tenta atualizar e acompanhar as alterações sentidas, e o grupo dos que acham que todas as novas transformações estão a desumanizar, e a retirar capacidades de socialização às gerações atuais e futuras.
Em algumas “áreas” vejo as empresas a adormecer e a deixar de lado esta geração, que tanto trabalhou, tanto passou e tanto poupou. As viagens, a saúde, as comunicações e o bem-estar, são áreas que poderão ajudar, e vingar com esta geração.

Vamos proporcionar a esta geração o serviço que tanto merecem, que muito mais que serem ajudados, querem ser reconhecidos.

 

Pedro Gomes

Gestão de Marketing | Digital Marketing | Optometrista

Optometrista de formação. Abraçou um novo desafio na licenciatura de Gestão de Marketing do IPAM, onde encontrou uma nova paixão.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *